O que vem por ai. Parte 2

MEIO AMBIENTE

Filtro-filme:
Imagine um plástico que deixa passar a água mas retém todas as suas impurezas. Eis o sonho de cientistas australianos que lidam com membranas nanométricas para tratar a água.


ELETRÔNICOS

Tela-cartaz:
As OLEDs devem se transformar em plásticos que brilham, instaladas sobre qualquer material e em superfícies curvas como postes. A mesma tecnologia pode servir para a iluminação pública.

Memória atômica:
Gastar uma molécula inteira para guardar dados é desperdício! Cientistas já vislumbram a spintrônica, em que cada elétron guardaria dados. De acordo com o lado para o qual gira, ele poderia indicar os números 0 ou 1.



ARQUITETURA

Casas auto-sustentáveis:
Vidros, paredes e telhas retiram energia do Sol em quantidade suficiente para abastecer toda a casa.


MODA

Roupas eletrônicas:
Nanotubos de carbono conduzem eletricidade, são flexíveis e podem ser usados em roupas ou em chips. “Eles darão origem a roupas eletrônicas”, diz Frits Herbold, consultor em tecnologia têxtil. Vá imaginando: casaco-antena, cachecol-telefone...
Camiseta à prova de bala:
Os nanotubos são 20 vezes mais resistentes que o aço. Cientistas japoneses borrifaram água com nanotubos em folhas de amora e, quando o bicho-da-seda comeu, produziu fios muito mais resistentes. Técnicas assim permitirão jaquetas comuns à prova de balas.

Fonte: http://super.abril.com.br/tecnologia/nanotecnologia-esta-rua-445761.shtml

0 comentários:

Postar um comentário